Megalitismo português contemporâneo...

Seja bem-vindo a este espaço de partilha sobre druidismo em língua portuguesa. Convidamo-lo a apresentar-se, a lançar tópicos de conversa e a participar nesta Clareira.
Forum rules
Seja bem-vindo a este espaço de partilha sobre druidismo em língua portuguesa. Convidamo-lo a apresentar-se, a lançar tópicos de conversa e a participar nesta Clareira.

Megalitismo português contemporâneo...

Postby Alexandre Gabriel » 30 Jun 2009, 00:06

No dia do nascer do Sol no Solstício de Verão, é já habitual as pessoas da região de Lalim, perto de Lamego, e muitas vindas dos 4 cantos do país, reunirem-se junto a um "monumento megalítico" de construção recente, construído por Virgílio Guedes, que é um amigo muito dedicado a estes assuntos.

Este conjunto é constituído por um "portal", um "trílito", encimado por uma mó. O Sol ascendente brilha através do orifício da mó e projecta-se num pedra esculpida. As fotografias falam por si.

Image
Image
Image
Image
Image
Alexandre Gabriel
OBOD Ovate

Re: Megalitismo português contemporâneo...

Postby Elaine » 28 Jul 2009, 02:30

Muito interessante.
Leva-nos a pensar o que mais existirá por aí a nível de megalitismo 'recente'.
Conheço pelo menos mais duas propriedades com dólmenes/cromeleques recentemente construídos. Mas nem por isso a sua energia é menos impressionante!..
Elaine

Postby Morrighan » 01 Feb 2010, 20:33

Um dos meus planos mal acabe o meu curso e comece a trabalhar é fazer um roteiro por Portugal. Sinto vontade de explorar, de ver mais, sentir mais, saber mais. Esta sede insaciável de saber deixa-me sempre um pouco triste por nem sempre poder explorar à minha vontade.
Morrighan

Postby Elaine » 02 Feb 2010, 01:09

A nível de megalitismo (antigo, não contemporâneo), não há muita informação disponível em Portugal. Infelizmente falta-nos o interesse pelo património que encontramos nas Ilhas Britânicas, por exemplo. É uma realidade completamente diferente. Lembro-me que, algures numa aldeia remota da Irlanda, encontramos um recinto megalítico muito interessante. Quando subimos, à chuva, esperava-nos o guarda que nos fez uma visita guiada na mesma hora. Cá em Portugal não se passa nada disso!
Já agora, deixo uma questão para (possível) debate. O megalitismo está muito associado à figura do druida. Sabe-se no entanto que a construção dos templos megalíticos é muito anterior e datam do Neolítico. Por que é que, então, continuamos a associar intimamente os dois? :wink: E mesmo grupos, como a OBOD, festejam anualmente o solstício de Verão no recinto megalítico de Stonehenge.
Acredita-se que terá havido um reaproveitamento de certos espaços megalíticos pelos druidas, mas também é dito que o seu local de eleição era a floresta.
Elaine

Return to Bosque dos Druidas