Uma frase para reflectir...

Seja bem-vindo a este espaço de partilha sobre druidismo em língua portuguesa. Convidamo-lo a apresentar-se, a lançar tópicos de conversa e a participar nesta Clareira.
Forum rules
Seja bem-vindo a este espaço de partilha sobre druidismo em língua portuguesa. Convidamo-lo a apresentar-se, a lançar tópicos de conversa e a participar nesta Clareira.

Uma frase para reflectir...

Postby Alexandre Gabriel » 10 Dec 2009, 01:41

«Vós que não tendes receio de vestir o manto branco dos consagrados, dos Pitagóricos, dos Druidas, dos Cisterciences, não vos esqueceis que o caminho do homem vai da escuridão para a luz, e que é no silêncio que se aprende e que se pratica a grande arte de ir em linha recta para Deus.» Gilbert de Hoiland

Comentários, alguém? :)
Image
Alexandre Gabriel
OBOD Ovate

Re: Uma frase para reflectir...

Postby triskelzinho » 11 Dec 2009, 00:19

Alguém viu o filme O Grande Silêncio, de Philip Groning? É um documentário sobre a vida no interior da Grande Chartreuse, casa-mãe da Ordem dos Cartuxos. Claro que é apelativo! Mas, na minha opinião, parece-me a via mais fácil...

Eu não tenho nem esse silêncio absoluto, nem essa imensidão de tempo. Tenho imensas tarefas que fazem parte do meu dia-a-dia e breves momentos que posso reflectir ou meditar... e o meu silêncio é sempre relativo. Ainda assim, concordo "que é no silêncio que se aprende e que se pratica a grande arte de ir em linha recta para Deus".

Descontando os últimos meses, posso dizer que eu procuro vivenciar esse silêncio, mesmo nas minhas actividades profanas. O silêncio que se encontra dentro de nós, quando vivemos cada instante por ele próprio. Quando estamos inteiramente naquilo que fazemos, mesmo que seja apenas um bolo. :)
triskelzinho

Postby Alexandre Gabriel » 26 Dec 2009, 20:17

Confesso que ainda não vi o filme que falas, mas já me falaram bastante do mesmo. Porém, quando eu me referia ao silêncio, obviamente, não me referia a uma prática extrema e literal do mesmo, caso contrário ninguém falaria com ninguém ;)

Há um outro tipo de silêncio e que mencionas de uma forma muito interessante: "quando vivemos cada instante por ele próprio." Quantas vezes damos por nós a viver prisioneiros do passado (que já não podemos mudar) ou do futuro (que não sabemos como será), afastando-nos do presente, do instante, que é a única realidade que nos é dado vier? Acordamos de manhã e pensamos de imediato "vou vestir-me" e, enquanto nos vestimos, pensamos logo "tenho de tomar o pequeno-almoço", e assim sucessivamente ao longo do dia. Se procurarmos viver o instante, ao vivermos o nosso dia-a-dia em pleno, vivemos um outro tipo de "meditação" ou, melhor ainda, "somos" essa mesma meditação.

Um outro aspecto que é bastante importante, e que é referido pelos mais diversos místicos, é o de pensarmos antes de falarmos. Pitágoras dizia: "se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te." (Para que se interesse sobre os pensamentos de Pitágoras aqui estão alguns: http://www.pensador.info/p/pitagoras_filosofo_grego/1/) Esta frase é, ela própria, um ensinamento que nos apela à reflexão e à moderação, para que as nossas palavras tenham uma finalidade benéfica e construtiva.
Image
Alexandre Gabriel
OBOD Ovate

Postby Alexandre Gabriel » 26 Dec 2009, 20:18

Ainda sobre o Silêncio e Pitágoras:

"Escuta e serás sábio. O começo da sabedoria é o silêncio."
Image
Alexandre Gabriel
OBOD Ovate

Postby triskelzinho » 27 Dec 2009, 12:09

"Escuta e serás sábio. O começo da sabedoria é o silêncio.” É, sem dúvida, uma bela frase. Mas ainda é preciso que nos ensinem a escutar. :)

Vivemos num mundo onde o silêncio é desconfortável. É um mundo de ruído. E esse ruído contínuo interfere com a nossa capacidade de escutar. Se não estivermos alerta, não escutamos nada nem ninguém. Eu acredito verdadeiramente na necessidade de escutar o próprio silêncio, mas muitas vezes distraio-me com o ruído e só me ouço a mim própria... mas parece-me que só compreendemos os outros e o mundo à nossa volta, quando escutamos o silêncio. O que o outro não nos diz, os seus silêncios, é tão ou mais importantes do que aquilo que nos é dito.

E que dizer da intensidade de um mundo de silêncio, que nem sempre é silencioso? Imagina uma noite de luar. Em Agosto. Uma noite cheia de vida, que é tudo menos silenciosa. Imagina que te deitas de costas na terra ainda quente do sol e olhas as estrelas... o cantar das cigarras, à tua volta, é quase ensurdecedor. Contudo, escutas o silêncio. O teu silêncio. E não é maravilhoso?... :)

"Se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te.” Hum, quando é que o que temos a dizer é mais belo que o silêncio? ;)

Deixo também uma frase sobre o silêncio. Uma frase de Kahlil Gibran, que nos diz que: “tudo o que somos hoje nasceu daquele silêncio de ontem”. :)
triskelzinho

Postby Priscila » 04 Jan 2010, 16:08

Existe uma velha máxima chinêsa (penso eu), representada por três macacos que diz ... não ouvir o mal, não ver o mal, não falar o mal!

http://blig.ig.com.br/pedromalanski2/fi ... acacos.jpg

No entanto, esta mesma imagem dos três macacos foi adaptada a outra máxima, a meu ver ligada à primeira, e diz:

"Ver, ouvir e Calar"

Pela minha interpretação da frase de Gilbert de Hoiland e da de pitágoras ("Escuta e serás sábio. O começo da sabedoria é o silêncio), que o Alexandre transcreveu, o silêncio a que ele se refere é este mesmo: "Ver, ouvir e Calar"
Independentemente de toda a gritaria, choro, riso e troca de impressões que fazemos uns com os outros, algumas coisas devem permanecer no Silêncio! O impulso de partilhar por vezes nos impede de as deixar no local seguro onde pertencem!

E certamente tem relação com a frase de Pitágoras também transcrita pelo Alexandre: : "se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te."
Por vezes ouve-se conversas com tantas, tantas tantas, palavras secas, insonsas e sem côr, que todo o Mundo parece um lugar morto, sem sentido, inutil (eu pelo menos experiêncio isto vezes a mais que as que queria) e a isto associo a frase de Pitágoras .. Nestas alturas o silêncio terá certamente muito mais melodia e certamente sabedoria!

Outro silêncio que conheço é o da aceitação .. deixar as pessoas serem o que elas são sem lhes querermos impor aquilo que nós somos! As nossas tentativas de mudar alguém soam como ecos mudos na vida delas, enquanto o nosso silêncio e aceitação terão o efeito das palavras mais certas! (tirando certas situações, claramente)

Este é o meu comentário!
Frases bonitas Alexandre :)
Priscila

Postby Alexandre Gabriel » 10 Jan 2010, 00:31

Olá Priscila e Triskelzinho,
Olá a todos,

Antes de mais, bom ano "civil" a todos!

As palavras de Kahlil Gibran transportam-nos sempre muito longe, Triskelzinho. Obrigado pela tua partilha. :)

Priscila, adorei a imagem e máxima chinesa que indicaste. No fundo resume-me, creio eu, a um "ignorar o mal", em todos os sentidos que seja. E isto remete-nos para o dualismo, é claro, para os contrastes. Há quem diga que o bem e o mal não existem, que são uma criação humana. Mas se são uma criação humana acabam por ter a sua relevância para a vida humana. Todos sabemos como nos sentimos depois de praticarmos o bem ou o mal.

Diógenes Laércio diz-nos que uma das máximas druídicas era a seguinte: "Adorar os deuses, não praticar o mal e ser corajoso." Curiosamente, esta "tríade" tem vários pontos de contacto com os "Versos de Ouro", atribuídos a Pitágoras. Algumas passagens parecem uma citação directa desta tríade.

Alguém quer comentar?

Saudações Invernais
Image
Alexandre Gabriel
OBOD Ovate

Postby jefersonmathes » 15 Jan 2010, 11:42

Quero comentar sim. Olá pessoas !

Do Silêncio:

O silêncio é uma grande arma, tanto para o sábio, quanto para o ignorante. É no silêncio profundo e grave da sabedoria que reside o sábio, o pensador, é nele que absorve suas idéias e suas sensações, mas também é no profundo e negro silêncio que habita inquieto o ignorante, e é nele que remoe suas inabilidades e aguarda mudo, para agarrar-se no primeiro que passar-lhe aos olhos, como um afogado aguardo o salvador.

O segredo é saber qual deles encontramos em uma sala, mudo e observando, será o sábio ou o ignorante? Pois tanto um quanto o outro nos presenteia com o silêncio.

De Pitágoras:

Sabemos dos inúmeros contatos entre civilizações clássicas e os Celtas, mas tenho minhas restrições em associar os pensamentos de Pitágoras com os Celtas (Druidas mais especificamente), mas sei da possibilidade de isso de fato ter acontecido. Preciso de mais provas, pois nenhuma é cabal.

Matthes
Att
Jéferson Matthes/|\
jefersonmathes

Postby Alexandre Gabriel » 02 Feb 2010, 01:54

Olá Jeferson!

Achei os teus comentários muito interessantes. Realmente o silêncio pode velar o silêncio do sábio e o silêncio do ignorante. São realmente duas coisas muito diferentes. Naturalmente, todos procuramos o silêncio do primeiro, embora para lá chegarmos (ao do sábio) tenhamos de passar sobretudo pelo segundo (o do ignorante). É que o silêncio do ignorante tem muito que se lhe diga... :) Se o ignorante optar por ser um "fala-barato", falando sobre tudo e sobre nada, não ouvindo aquilo que o outro tem para lhe dizer, de facto não poderá aprender nada, pois está "cheio de si". Se, por sua vez, o "ignorante" (ou o "buscador" que somos todos nós) fizer silêncio e escutar aquele que tem diante de si (sobretudo se for alguém que "valha realmente a pena escutar") o seu silêncio mudo revelar-se-á a semente mais fecunda para a sua própria evolução e aprendizagem.

Sobre Pitágoras e os Druidas não é de todo possível atestar a sua ligação, em termos históricos, mas também não o podemos negar absolutamente. Podemos apenas investigar e cada um tirar as suas próprias conclusões. Aqui ficam alguns excertos sobre esta questão: (traduzido do inglês para este texto)

"A doutrina Pitagórica prevalece entre eles (os Gauleses), ensinando que a alma dos homens é imortal e vive de novo por um certo número de anos habitando outro corpo."
Diodoro da Sicília

"Os Druidas Kélticos dedicavam-se profundamente à filosofia Pitagórica, sendo instigados neste sentido por Zamolxis, o escravo de Pitágoras, um Trácio de nascimento, que veio a estes lugares após a morte de Pitágoras, e deu-lhes a oportunidade de estudarem o sistema. E os Keltas acreditam nos seus Druidas como videntes e profetas porque estes conseguem predizer certos acontecimentos através da dedução e do cálculo Pitagórico. Não iremos saltar as origens da sua aprendizagem em silêncio, uma vez que alguns presumiram conceber escolas distintas para estes povos. De facto, os Druidas também praticam as artes mágicas." (mantive na tradução o 'K' grego)
Hipólito (250 d.C.)

Embora com estas citações possamos ficar com a ideia de que os Druidas receberam a sua doutrina esotérica de Pitágoras, é possível que tenha até acontecido exactamente o contrário, pois Pitágoras viajou durante mais de 30 anos pelo mundo conhecido na sua incansável busca pela Sabedoria.
Image
Alexandre Gabriel
OBOD Ovate

Return to Bosque dos Druidas