Druidismo

Seja bem-vindo a este espaço de partilha sobre druidismo em língua portuguesa. Convidamo-lo a apresentar-se, a lançar tópicos de conversa e a participar nesta Clareira.
Forum rules
Seja bem-vindo a este espaço de partilha sobre druidismo em língua portuguesa. Convidamo-lo a apresentar-se, a lançar tópicos de conversa e a participar nesta Clareira.

Druidismo

Postby Lamandil » 06 Mar 2010, 23:53

Penso que todos os temas são bastante interessantes, mas penso que falta um pouco sobre a nossa visão sobre o druidismo. Com isto não quero referir-me á visão da sua organização e conhecimento histórico, mas um porque de um neo paganismo modermo, numa sabedoria que muitos acham ultrapassada.
Tendo isto em conta vou lançar o meu testemunho.

Eu sou da area da Saude (trabalho no sistema de saude), mas o modelo actual de funcionamento e de observação não é holistico e as pessoas perdendem muito com esta visão. Para além disso, a perda de credito numa fé de criança (cristianismo) levou a procura de respostas, onde nem sempre são vistas com bons ohos as perguntas.
Na procura destas respostas, encontrei na ciência (psicologia, Fisica Quantica, matematica), muitas das noções que conduziram a este caminho.
Quando fui a analisar, encontrei para além de respostas a muitas perguntas, um caminho de devoção e vida (onde so "foge" uma certa tendencia para a Kabala e o tarot - não conheço o suficiente o ogham, mas é um tema a tratar).

Para mim o paganismo começõu como uma forma de contrariar a cultura inicial, mas acabou por vir a ser uma nova forma de visão que não anulou mas complementou tudo o resto.

Penso que me consegui, explicar e que sirva para reflectir um pouco mais sobre os nossos pilares de crescimento.
Lamandil

Re: Druidismo

Postby Lamandil » 07 Mar 2010, 03:21

Juntando, ao meu pensamento anterior, quero ainda acrescentar, que uma coisa que me enerva solenemente, é quando estou a ler e a estudar coisas sobre o neo paganismo e me aparece que este é "uma religião de culto á deusa", como se so existisse ela e o Deus fosse um agente passivo; ou ainda que os druidas tinham uma elite feminina no topo que dirigia todo o resto inclusive a formação masculina. NÂO È VERDADE!!!

1º Todos os meus estudos indicam que Homens e Mulheres tinham os mesmos direitos na sociedade celta, e apesar de a mulher ser mais dado, pela sua natureza os trabalhos mais domesticos, são deveras por demais os relatos de mulheres no campo de batalha e muitos autores indicam mesmo que a defesa dos coutos era sua; logo não faria logica uma elite dominar outra, o que penso que há indicios, mas não tenho a certeza, é que as mulheres teriam uma hierarquia e os homens outra, dado os homens estarem mais relacionados com o culto do Sol (essencialmente masculino) e as mulheres mais realcionadas com o culto da Lua (essencialmente feminino);

2º Logo por conclusão propria, os druidas, não cultuam a deusa, mas sim o conjunto e interacção entre as duas polaridades principais do Mundo, O Homem e a Mulher, pois nada se cria sem a intervenção das duas forças. Este não é um movimento de oposição ao cristianismo e logo a sua antitese, mas uma religião que encontra nas duas polaridades um equilibrio. O que gera mais confunsão para mim, é o facto de se falar na deusa primitiva que deu origem a tudo, mas trata-se por Deusa, na minha perspectiva, pela capacidade reprodutiva da natureza feminina.

Isto também se torna verdade para os cristãos, porque segundo a cabala, na sefira Coroa, a natureza divina (Deus inexplorável de desconhecido) aparece com atributos quer femininos quer masculinos; e mesmo em psicologia Junguiana, a psique da pessoa é habitada por duas naturezas a masculina e a feminina que se manifestam mais inatas ou manifesta de acordo com o sexo da propria pessoa.

Bom foi bom desabafar, e penso que vai ajudar na reflexão este pequeno aparte independentemente do resto das manifestações.
Lamandil

Return to Bosque dos Druidas