Conheci a OBOD quando andava à procura de informação para a plantação de um bosque e mandei vir o booklet a partir do site.
Devo iniciar a pantação este outono e vou usar espécies autoctones locais, de acordo com uma certa noção de fitossociologia, mas não só: gostaria de dar-lhe uma certa sacralidade e já tenho algumas ideias. Andei a tentar descobrir lendas e pistas na tradição popular sobre arvores sagradas ou santas, mas não encontrei grande coisa. Tb não me quero basear demasiado em crann ogham porque acho demasiado simplista dizer "descendemos dos celtas" e porque muitas das árvores (e não são só arvores que fazem parte dessa lista) não são nativas desta região biogeografica, pelo que será improvavel que tenham sido tido como sagradas pelos povos desta região.
De qualquer forma estou a pensar ocupar um zona central do futuro bosque com uma espécie de rosa dos ventos lenhosa: 4 grandes arvores (pelo menos quando crescerem!) nos 4 pontos cardeais: Quercus faginea broteroi a N, Q. suber a O, Q. rotundifolia a E e Olea europaea a S. (carvalho português, sobreiro, azinheira e oliveira)
Sugestões?