Olá Niamh e a todos,
Eu recebi o teu email Niamh e peço desculpa por não ter respondido logo

Mas olha, assim aproveito para deixar aqui a lista dos livros de Ogham que te falei, que poderá também ser útil para outros participantes no fórum!
Em relação à tua pergunta, sobre se deveremos considerar numa leitura os Ogham 'invertidos', creio que isso dependerá muito de que os estiver a usar. Pode também depender muito também do tipo de utilização que se está a dar, se é relacionado com um objectivo espiritual profundo, iniciático, ou à nossa evolução pessoal, ou ainda com uma abordagem dos arquétipos em si (habitualmente aqui utiliza-se sem inversão), ou, pelo contrário, se é uma utilização meramente adivinhatória e "mundana" (geralmente quem usa com este fim usa com inversão). Pessoalmente, não uso os Ogham invertidos, para mim não faz muito sentido. E aplico o mesmo ao próprio Tarot (ou outros sistemas semelhantes). Creio que o mais importante é a "nota" que nos é mostrada, independentemente da sua "polaridade", porque as coisas têm sempre várias interpretações e graus de leitura. Mas há quem utilize! O ideal é escutarmos a nossa intuição e fazermos o que acharmos melhor em cada "tirada" ou para um uso geral.
Se numa determinada fase seguirmos a explicação dada por um livro, convém não misturar sistemas diferentes, pelo menos na mesma altura. Podemos experimentar um livro que aborde as inversões, e tenha interpretações para as mesmas, e mais tarde utilizar sem considerar as inversões. Depois podemos escolher com conhecimento de causa! Naturalmente que os livros servem apenas para nos dar uma base, um ponto de partida, o mais importante depois é ligar-nos directamente à Fonte...
Quanto à lista de livros de Ogham, aqui ficam as minhas sugestões:
"The Green Man Tree Oracle" de John Mathews & Bill Worthington (muito bom, vem acompanhado por cartas ricamente ilustradas)
"Celtic Wisdom Sticks" de Caitlin Mathews (interessante, dada a leitura mais xamânica que a autora faz do Ogham, inclui uns "pauzinhos" pirogravados)
"The Celtic Wisdom of the Trees" de Jane Gifford (este é um livro com excelentes fotografias a cores e com um texto também interssante, mas o interesse é sobretudo fotográfico)
"Celtic Tree Mysteries" de Steve Blamires (um livro que estuda as fontes, 'kennings', do Ogham, e também o trabalho mágico e a adivinhação)
"Ogam - The Celtic Oracle of the Trees" de Paul Rhys Mountfort (este confesso que ainda não o li, mas está muito bem apresentado e estruturado. parece-me muito interessante)
Espero ter ajudado!
Bjs