by francisco » 25 Sep 2011, 11:40
Bom dia
Chamo-me Francisco, tenho 34 anos, e moro no Porto.
Começo precisamente hoje o meu curso de Bardo, e achei ser o momento oportuno para a minha apresentação neste espaço.
Desde há vários anos que vou lendo sobre Druidismo, e Historia Celta, também fruto da minha formação de base em História e por algum tempo passado em disciplinas de Arqueologia, para além de ser um aficcionado desde muito novo de tudo o que tem que ver com a obra de Marion Zimmer Bradley. Tendo crescido, procurei ir baseando o meu gosto por estes temas em bases mais sólidas e científicas, e ao invés de ver desacreditada a atracção inicial pelo tema, tornou-se um assunto que transbordou para a minha perspectiva do mundo e da vida, e quando soube que existia a possibilidade de fazer um curso de Bardo percebi de imediato que era uma decisão natural fazê-lo.
Sou também um paladino da diferença, não da que nos separa, mas de tudo aquilo que existe em nós de diferente e que é afinal, na minha humilde opinião, complemento de todos. Sou cristão, e professo a fé católica, mas se há absoluto no qual creio sem qualquer reserva para lá das convenções humas/históricas/feligiosas, é que é a compreensão de todas as diferenças e perspectivas humanas, em termos filosoficos e/ou espirituais que nos levará para a construção de um mundo melhor, mais são, mais uno, e até, mais verde!
Quando vi nas FAQ do vosso site a resposta à pergunta "sou cristão, posso ser um druida?", antes de a ler, eu já sabia a resposta, sabendo o muito pouco, que já sabia, do que implica um conhecimento druidico sério, e o seu papel no mundo de hoje. Um mundo com demasiados fundamentalismos. É certo que o Druidismo tem a sua identidade própria, a sua formalidade, as suas regras, por assim dizer, necessárias em tudo o que involva a gestão de um corpo fundamental de principios pelos quais se regem todos aqueles que participam dos seus ideais e objectivos. Mas, julgo eu nesta fase, e penso não estar enganado, os principios do Druidismo parecem-me a mim uma via possivel, refrescante e unificadora, para a reunião e o potenciar da diferença presente em tantas perspectivas que existem de ver o homem e o mundo.
E daí o facto de poder albergar tanta gente com filosofias de vida porventura diferentes, mas com objectivos quiçá tão idênticos. E que fascinante será poder continuar a experienciar o que a vida mostra a outros com caminhadas diferentes da minha, da mesma forma que darei o meu contributo possivel para que com outros também assim aconteça.
As Gwersi introdutórias fizeram-me perceber o grau de importância e de responsabilidade que obter uma formação deste género implica. Não fico obrigado a ser um "master" do druidismo, da bondade e o do melhoramento do mundo, claro que não, afinal sou um cidadão livre. Mas que perda enorme que será se não tentar.
Estou apresentado. É uma bênção ter esta oportunidade, e aparecerei sempre que sentir que a minha opinião possa ser pertinente. Uma boa semana para todos.
Saudações
"Que todo o homem seja uma sugestão de infinito" Bernard Feillet